FINAL DE SEMANA INTENSO NA ÁREA MUSICAL DA UFV

O Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino da UFV será palco, nos dias 1 e 2 de julho, de momentos musicais diversos. O evento é uma realização da Casa UFV de Música.

Dia 1º de julho, sábado, às 19 horas, o Coral Nossa Voz da UFV apresentará o show “Tons de Milton” interpretando composições de Milton Nascimento e sucessos de outros compositores que se tornaram sucesso na voz inesquecível do homenageado.

No repertório, músicas como: Canção do Sal, Paisagem da Janela, Caçador de Mim figuram na lista de músicas conhecidas e admiradas pelo grande público.

A apresentação terá o acompanhamento dos músicos Eusébio Monfardini, teclados; Marcelo Schitine, violão e guitarra; Marquim Abreu, bateria e Jeferson Viana, baixo. A regência e coordenação do evento é do maestro Ciro Tabet.

A escolha do tema está diretamente ligada às comemorações dos 80 anos de Milton Nascimento em 2022.

“Fizemos um trabalho de pesquisa na escolha do repertório de forma que figurassem músicas autorais e não autorais mas que se imortalizaram na voz do Milton”, afirma Ciro Tabet.

O show será gratuito e iniciará às 19h. A ocupação do espaço obedecerá a ordem de chegada do público.

Já no domingo, dia 02 de julho, às 16h30, a Orquestra Sol do Amanhã da UFV fará a estreia dos novos integrantes que iniciaram seus estudos no grupo a partir do final de abril/2023. São aproximadamente 45 instrumentistas divididos em violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

“Na apresentação, simulamos de maneira didática todo o processo de ensino utilizado através do método coletivo de aprendizagem, desde como segurar o instrumento até o momento mágico das músicas com toda a parte técnica abordada”, afirma o regente Ciro Tabet.

Além dos iniciantes, outros dois grupos de níveis diferenciados também farão suas apresentações. Destacamos o Kyrie da Missa Suzuki, um verdadeiro desafio para a turma intermediária, e a Suíte de Cirandas com o grupo mais avançado, ambas composições do músico Antônio Gastão, regente e educador. Haverá a participação de outros instrumentos como flauta transversa, clarineta, trompete e trombone que se juntarão a este grupo. “Isto já é um ensaio para nossa orquestra sinfônica”, segundo Tabet.

A apresentação terá início às 16h30min. A exemplo do dia anterior, os assentos do auditório serão ocupados por ordem de chegada, com entrada gratuita.

As apresentações dos dois grupos musicais – “Orquestra Sol do Amanhã” e do Coral Nossa Voz da UFV são realizações da Casa UFV de Música, da Divisão de Assuntos Culturais (DAC) e da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PEC).